O objetivo do briefing é fazermos um diagnóstico completo sobre sua atuação na internet e esboçarmos um plano de ação, com check list de tarefas e cronograma estruturado.
A nossa conversa vai acontecer pelo aplicativo Zoom ou pelo Google Meet, e deve ter até uma hora de duração.
O empreendedorismo é toda iniciativa transformadora da realidade humana. Já parou para pensar nas grandes invenções da história, como elas transformaram por completo o modo de vida das pessoas? Como algumas criações revolucionaram a forma de fazer negócios e como inflaram as expectativas, criando novos meios de se ganhar dinheiro?
Como consequência das grandes descobertas, alguns indivíduos passaram a caminhar em direções diferentes (às vezes até opostas) do restante da população. Por exemplo, observe nas consequências que a invenção de Johannes Gutenberg gerou na sociedade do século XV.
Outro exemplo da importância do empreendedorismo, e do seu impacto na sociedade, é a invenção do sistema de esgoto sanitário. Pois ampliou imensamente a qualidade de vida da população da segunda metade do século V a.C, quando foi publicado o tratado “Ares, Águas e Lugares”, atribuído a Hipócrates (o pai da medicina).
Todavia, este documento desmistificou a ocorrência de doenças (o povo daquela época acreditava que doenças eram “castigos dos deuses”). Além disso, serviu para instruir médicos sobre a ligação entre o meio ambiente e a saúde humana.
Por consequência, líderes daquela época passaram a se preocupar, então, com a qualidade da água e a tomar as primeiras medidas sanitárias. Pois tais medidas representaram avanços importantes e impactou significativamente nossas vidas nos dias de hoje.
Por exemplo, entre estes avanços, podemos citar alguns:
Decerto, você vive numa época de grandes transformações sociais, bem como num período da humanidade que vai redefinir os rumos da sociedade. Entretanto, se você faz parte da parcela da população que segue os ritos e costumes tradicionais (a maioria), ainda não se deu conta disso.
Ao contrário do que muitos imaginam, o empreendedorismo não foi inventado pelo economista Joseph Schumpeter, em 1945. Como também não é algo novo, ou criado por gênios das startups do Vale do Silício, como Steve Jobs e Bill Gates.
Pois, nos casos da Apple e da Microsoft, mesmo sendo empreendimentos revolucionários, os efeitos sobre a população só foram percebidos tempos depois. Assim como ocorreu com os inventos (empreendimentos) dos gênios do passado.
Afinal, quem em sã consciência acreditaria ser possível transmitir voz através de ondas eletrônicas? Ainda mais, imagina como deve ter sido difícil convencer uma pessoa daquela época de que ela poderia falar com um familiar em outra cidade, como se estivessem lado a lado.
Graham Bell chegou a oferecer os direitos de produção do telefone a uma grande empresa americana. Contudo, observem a resposta conservadora que ele ouviu do magnata, que provavelmente não tinha visão alguma de marketing: “Que espécie de uso esta empresa poderia fazer de um brinquedo elétrico?”.
Até pouco tempo atrás, chamadas por videoconferências eram possíveis apenas em produções hollywoodianas. Ao passo que James Bond utilizava o seu relógio de pulso para fazer chamadas de vídeo com seus líderes, os espectadores exclamavam: “Olha, que filme mentiroso!”.
Reles mortais… incapazes de perceber que testemunharam uma antecipação tecnológica que seus filhos e netos usariam trinta anos depois. Pois, hoje esta tecnologia é uma das principais ferramentas usadas no marketing digital.
E quanto a invenção da roda em 3500 a.C? Foi um dos maiores acontecimentos da humanidade. Porém, a população daquela época não era capaz de enxergar todas as possibilidade de uso do novo instrumento.
Naquele primeiro momento depois da sua criação, apenas facilitou o desenvolvimento da agricultura, ao ampliar a capacidade de transporte de mercadorias. E até hoje são criados novos objetos com o auxílio preponderante desta invenção milenar.
O que dizer, então, da invenção da Rede Mundial de Computadores em meados da década de 60? Assim como a população de 3500 a.C demorou para entender a roda, temos muito a aprender sobre a Internet.
Pois tudo indica que o volume de informação no campo do “nem sei que não sei” supera inacreditavelmente o que já se descobriu até aqui. Ainda existem muitos mistérios sobre como ganhar dinheiro na internet, ou como usar a internet em benefício dos negócios online e do nosso desenvolvimento pessoal e social.
Este é apenas o primeiro de uma série de artigos que produziremos sobre o empreendedorismo no terceiro milênio. Pretendemos mostrar o quanto ainda falta de informação para que mais pessoas consigam transformar os avanços tecnológicos em benefícios reais.
Decidimos publicar esta série para provocar uma reflexão mais ampliada sobre o tema. Pois, apesar de parecer batido, não acreditamos que haja uma banalização do assunto.
Afinal, é comum encontrarmos donos de negócios locais e profissionais liberais se auto-denominarem empreendedores.
Contudo, não INOVAM, não REPLICAM e nem sequer usam o marketing digital adequadamente para destravarem o crescimento do negócio.
“Quando os sonhos de um indivíduo se transformam em metas, nasce um empreendedor.”
– Abílio Diniz, Grupo Pão de Açúcar
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