O objetivo do briefing é fazermos um diagnóstico completo sobre sua atuação na internet e esboçarmos um plano de ação, com check list de tarefas e cronograma estruturado.
A nossa conversa vai acontecer pelo aplicativo Zoom ou pelo Google Meet, e deve ter até uma hora de duração.
Lojas de bairro e negócios locais podem e devem expandir suas operações para o ambiente virtual. Pois, imagina se você tivesse agido antes dessa pandemia, criado o seu e-commerce para vender produtos e serviços TAMBÉM pela internet…
Bom, melhor deixarmos o que passou no passado e ajustar o foco 100% para o futuro. Certo é que, se você precisava de um bom motivo para iniciar o seu negócio online, esse motivo está aí.
Não tenha dúvidas de que o seu cliente está passando por transformações drásticas e definitivas nos seus hábitos de consumidor. Então, quando essa quarentena acabar, você vai encontrar uma nova realidade no seu mercado de atuação. Portanto, não espere a crise passar, PREPARE-SE AGORA!
Se você é dono ou administra um negócio local, de qualquer tipo ou tamanho, continue lendo este artigo. Pois, nas próximas linhas você vai encontrar dados altamente esclarecedores sobre a evolução do e-commerce no Brasil.
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Se você é comerciante e tem – ou administra – uma loja de bairro, certamente já pensou em expandir o negócio para o ambiente virtual.
Porém, são pouquíssimos os que tomaram a iniciativa de começar a construir um site de e-commerce para oferecer seus produtos também pela internet.
Os motivos para tirar essa ideia da cabeça e começar a agir são muitos, e isso não tem nada a ver com a pandemia. Afinal, há alguns anos que as vendas de lojas virtuais vêm crescendo significativamente.
Sim, é claro que este confinamento forçado pela pandemia nos faz pensar coisas do tipo:
“Ah, se eu já tivesse a minha loja na internet, seria menos dolorido.”
Nessa crise, por mais que seja um problema gravíssimo e que está aterrorizando o mundo inteiro, uma classe de profissionais está se sobressaindo: os motoboys.
Apenas isso já era um indicador de que, devido ao isolamento social, as vendas pela internet estavam herdando a demanda das lojas físicas.
Mas, observando a evolução do volume de vendas realizadas por e-commerces nos últimos anos e o salto que deu por causa da quarentena, não há dúvidas.
O gráfico a seguir mostra que o faturamento do e-commerce no Brasil cresceu 16% em 2019 em comparação com o ano 2018. Os dados foram divulgados na 41ª edição do Relatório Webshoppers, publicado pelo site ebit.com.
O valor total faturado por vendas online em 2019 foi de R$ 61,9 bilhões, contra R$ 53,2 bilhões faturados em 2018. Já o volume total de pedidos realizados em 2019 teve um aumento de 20,1% em relação ao ano anterior.
No mesmo relatório foi divulgado que em 2019 surgiram 10,7 milhões de novos consumidores de e-commerce no Brasil. Assim, o número total de compradores online fechou o ano em 61,8 milhões de pessoas, um crescimento de 9% em comparação com o ano anterior.
O faturamento do e-commerce no período entre março e abril de 2019 chegou na surpreendente marca dos R$ 5,7 bilhões. Como se não bastasse, no período compreendido entre os meses de fevereiro e março deste ano, antes da declaração da pandemia, o faturamento já estava em R$ 7,4 bilhões.
No entanto, depois que ocorreu a obrigatoriedade do confinamento, os números deram um salto impressionante. Surpreendentemente, o valor total faturado pelo e-commerce entre os meses de março e abril deste ano alcançaram o patamar dos R$ 8,4 bilhões.
Assim, enquanto lojas de bairro fechavam as portas, o crescimento das vendas pela internet foi de 48,3% em comparação com o mesmo período do ano passado e de 14% em relação ao período compreendido entre os meses de fevereiro e março deste ano.
Além disso, às vendas pela internet de itens relacionados à Páscoa tiveram crescimento de 1.090% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso porque, este ano, o feriado caiu em meio à pandemia e com a população cumprindo a quarentena forçada.
Consequentemente, se você já estava com a sua loja virtual funcionando, deve ter muitos motivos para comemorar. Por outro lado, perdeu o bonde quem achou que fazer o e-commerce podia ficar para depois.
Então, tudo certo, não vamos chorar o leite derramado. Mas, saiba que essa não é uma situação ocasional e sim uma mudança permanente, e se você não agir agora correrá o risco de desaparecer.
O que você acha que vai acontecer com o comportamento do seu cliente quando essa onda passar? Será que ele vai voltar aos hábitos antigos, depois de experimentar o gostinho de comprar pela internet?
Desde 2017 que o mercado vem dando sinais claros de que o comércio através da internet era uma realidade. Inclusive, desde novembro do ano passado as vendas originadas em smartphones superaram as originadas em desktops.
Atualmente, ainda segundo o relatório Webshoppers, 61,8 milhões de brasileiros fizeram pelo menos uma compra pela internet.
Este ano o Relatório Webshoppers está na sua 41ª edição e já destaca os efeitos do isolamento social sobre lojas de bairro e os resultados do e-commerce no Brasil.
Veja a seguir os principais dados extraídos do Relatório Webshoppers, 41ª edição, que representam os 10 maiores motivos para você começar a construir o seu negócio online hoje mesmo:
Acesse o meu site e descubra como eu posso ajudar você nesse processo, agende uma reunião de briefing online (GRÁTIS). Desse modo, vamos fazer um diagnóstico do seu negócio e encontrar as melhores estratégias para você aplicar já na internet.
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