O objetivo do briefing é fazermos um diagnóstico completo sobre sua atuação na internet e esboçarmos um plano de ação, com check list de tarefas e cronograma estruturado.
A nossa conversa vai acontecer pelo aplicativo Zoom ou pelo Google Meet, e deve ter até uma hora de duração.
Produção de conteúdo web foi a demanda apresentada pela Cidadania Portuguesa, você tem direito? quando encontrou Leandro Gaseta – Especialista em Marketing Digital.
O cliente oferece um serviço de consultoria jurídica para obtenção de cidadania portuguesa. Embora seja um segmento bem nichado, a concorrência é alta e exige a produção de um volume grande de conteúdo web.
Porém, as redes sociais Facebook e Instagram eram os únicos canais usados pela empresa para captação de novos clientes. Assim, o investimento em anúncios no Facebook era bastante elevado, com quase nenhum retorno.
Surpreendentemente, estratégias de inbound marketing com a publicação de conteúdos no site e blog eram ignoradas. Aliás, a empresa ainda não havia feito a criação de site, nem possuíam um blog.
Apesar disso, ela procurou ajuda para Edição e Diagramação de um e-book que seria distribuído gratuitamente. O objetivo era captar leads para implementação de estratégias de e-mail marketing.
Fizemos o briefing por videoconferência para definir o estilo com base na sua persona.
O cliente percebeu que o e-book não era suficiente, pois não sabiam como fazer a gestão da estratégia. Então, retornaram com a demanda de desenvolvimento web, para a criação de sites em WordPress.
Primeiramente, propus o desenvolvimento do site com um Blog anexo para publicação de conteúdo web e uma landing page integrada a um serviço de e-mail marketing para entregar o e-book.
Depois da publicação do site, o cliente percebeu que sua atuação nas redes sociais estava ineficiente. O investimento em anúncios era muito alto e o retorno era praticamente zero.
Além de não conseguirem clientes, também não havia captação de leads. Perceberam que não sabiam como fazer tráfego para o site, nem como divulgar o e-book.
Então, ofereci o serviço de Gestão de Alta Performance de Redes Sociais, para solidificar sua presença digital e aumentar o engajamento com a audiência, que já era razoavelmente grande.
Assim sendo, fiz o planejamento do conteúdo, criei um calendário de publicação com a exibição de uma prévia dos posts que seriam publicados durante a semana e convidei o cliente para avaliar e aprovar o material.
A rotina de trabalho era a seguinte:
Depois disso, fazíamos apenas a verificação diária do desempenho orgânico.
O cliente precisava de resultados imediatos, pois uma consultoria não vive sem clientes.
Por isso, propus que fizéssemos juntos a Gestão de Tráfego para atrair público quente e iniciar negociações com prospects.
Entretanto, reduzimos o investimento em anúncios no Facebook para apenas 10% do valor que costumavam investir.
Porém, ao direcionar as campanhas para o público certo, segmentando a audiência com a criação de públicos personalizados, agora passaram a ter retorno sobre o valor investido.
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